Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática

Regina Kirsch, Marion Machado Cunha

Resumo


Este texto volta-se para problematizar a formação matemática do Pedagogo. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, privilegiou técnicas de observações e entrevistas com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso e professores pedagogos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou que a formação do pedagogo conjuga afinidades e antipatias a respeito da disciplina de Matemática. Assim, a Matemática ocupa um papel secundário na formação docente do pedagogo, imprimindo dificuldades de sua aprendizagem, replicando na futura ação pedagógica do professor pedagogo.

Palavras-chave: pedagogia; ensino da Matemática; ensino-aprendizagem.

 


Referências


Aluna A. Aluna A: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 15 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.

Aluna B. Aluna B: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 23 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.

Aluna C. Aluna C: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 15 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino de matemática. São Paulo: Cortez, 2011.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. 4. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.

LUNGARZO, Carlos. O que é matemática. São Paulo: Brasiliense, 1990.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Professora A. Professora A: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 17 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.

Professora B. Professora B: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 20 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR