As interações e brincadeiras na educação infantil

Marleide de Lima Silva, José Luiz Müller

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a concepção dos professores em relação às interações e brincadeiras na Educação Infantil, numa instituição pública do município de Sinop, Mato Grosso. Trata-se de pesquisa qualitativa, embasada nos teóricos Lev Vygotsky e Tizuko Kishimoto. Verificamos que, apesar dos esforços da instituição para se adequar a legislação pertinente em vigor e de haver a compreensão de que as interações e as brincadeiras são atividades eficazes para o desenvolvimento da criança, há problemas de infra-estrutura e recursos didáticos para o atendimento das necessidades das crianças.

Palavras-chave: educação infantil; interações; brincadeiras.


Referências


ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11. ed. SãoPaulo: Loyola, 2003.

BRASIL. Congresso Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990.

______ . Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. MEC/SEF. Vol 1. 1998.

KUHLMANN, Moysés. Infância e Educação Infantil uma Abordagem Histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KYSHOMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedo e Brincadeiras na Educação Infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo Em Movimento. Belo Horizonte: Perspectivas Atuais, Nov. 2010.

TRIVIÑOS, A. N. S. Breve apresentação do método dialético materialista. Programa de Pós-graduação em Educação, FACED, UFRGS. Porto Alegre: s.n., 2006 (documento impresso).

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.

PROFESSOR B. Professor B: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.

PROFESSOR C. Professor C: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.

PROFESSOR D. Professor D: depoimento. [06 Maio. 2013]. Entrevistadora: Marleide de Lima Silva. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado As Interações E Brincadeiras Na Educação Infantil.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR