Gestão escolar e o trabalho pedagógico na escola

Márcia Verônica Gonçalves, José Luiz Müller

Resumo


O presente estudo é resultado de pesquisas feitas referentes à interação do gestor escolar com o corpo docente da instituição escolar e a família. Está pesquisa será qualitativa e investigativa, em uma escola Estadual de Sinop-Mato Grosso. Utilizamos os autores Dinair Leal Hora, Paulo Freire. Procuramos perceber quais os métodos utilizados pela escola em sua proposta gestora. Percebemos que o espaço escolar é um desafio diário para os mesmos, mas que a escola procura, na articulação de seu Projeto Pedagógico, promover as ações democráticas que levem a comunidade à participação.

Palavras-chave: família; alunos; gestão escolar; corpo docente; Dinair Leal Hora.


Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: ares e ofícios de participação coletiva. Campinas: Cortez, 1994.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1987.

Revista on-line Saúde e bem estar. 29 out. 2011. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/238_pombos.html >. Acesso em: 20 jun. 2014.

WALLON, Henri. A evolução Psicológica da Criança. São Paulo: Martins Fonte, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR