Impacto do alcance social do Programa Mais Educação: um estudo das possibilidades educacionais no município de Sinop-MT

Mykaella Ximenes Modesto, Almir Arantes

Resumo


Com o objetivo de verificar os possíveis impactos e o alcance social do Programa Mais Educação como possibilidade educacional e melhoria das condições de ensino e aprendizagem dos alunos na E.M.E.B. Rodrigo Damasceno, localizado no município de Sinop MT, justifica-se tal pesquisa na medida em que se verifica que o tema é de grande relevância para se compreender o intuito do Programa e se o mesmo é pertinente para o contexto no qual se insere. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva metodológica qualitativa, chegou se ao resultado que embora promissor, não e considerado localmente como educação integral.

Palavras-chave: educacional; educação integral; ensino; Programa Mais Educação.


Referências


A.1. A.1.: depoimento [abril. 2014]. Entrevistadora: MykaelaAraujo Ximenes Modesto. Sinop, 2014. 256 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Impacto do Alcance Social do Programa Mais Educação: um estudo das possibilidades educacionais no município de Sinop/MT.

AZEVEDO, Fernando. et al. Construção educacional no Brasil: ao povo e ao governo; manifesto dos Pioneiros da 3/6/2014. Educação Nova. São Paulo: Nacional, 1932. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf. > Acesso em: 01 jun. 2014.

BRASIL, Ministério da Educação. Programa Mais Educação: gestão intersetorial no território. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2013.

_____ .Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf > Acesso em: 15 nov. 2013.

C.1. C.1.: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: MykaelaAraujo Ximenes Modesto. Sinop, 2014. 2,6 GB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Impacto do Alcance Social do Programa Mais Educação: um estudo das possibilidades educacionais no município de Sinop/MT.

C.3. C.3.: depoimento [abril. 2014]. Entrevistadora: MykaelaAraujo Ximenes Modesto. Sinop, 2014. 1 GB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Impacto do Alcance Social do Programa Mais Educação: um estudo das possibilidades educacionais no município de Sinop/MT.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HORN, M.G.S. Sabores, cores, sons e aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

P.A1. P.A1.: depoimento [maio 2014]. Entrevistadora: MykaelaAraujo Ximenes Modesto. Sinop, 2014. 512 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Impacto do Alcance Social do Programa Mais Educação: um estudo das possibilidades educacionais no município de Sinop/MT.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR