A leitura nas séries iniciais: alguns elementos metodológicos no processo ensino-aprendizagem

Orlanda Oliveira Bueno, Graci Leite Moraes da Luz

Resumo


Este artigo tem como objetivo verificar as práticas de leitura presentes no ambiente escolar, e refletir sobre as metodologias utilizadas pelos professores para o incentivo à leitura no ensino-aprendizagem. Para fundamentação teórica recorremos aos autores: Bruno Bettelheim, Fanny Abramovich, Isabel Solé. A pesquisa foi realizada na escola Ana Cristina de Sena, com doze alunos do quarto ano; quatro professores; uma coordenadora de projetos e uma bolsista. A metodologia usa foi por meio de questionários, entrevistas, semiestruturadas, observações e gravações. Conclui-se que através das respostas foi possível problematizar as possibilidades de trabalhar a leitura de forma significativa.

Palavras-chave: leitura; ensino-aprendizagem; metodologia.


Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Spicione, 1997.

BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise da Alfabetização: um Estado Psicanalítico do ato de Ler e do Aprender: Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

BANBERGER, Richard. Como Incentivar o Habito de Leitura. São Paulo: Ática, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [17 jul. 2013]. Entrevistadora: Orlanda Oliveira Bueno. Sinop, MT. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A leitura nas Séries Iniciais: alguns elementos metodológicos no processo-ensino aprendizagem.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leituras. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR