O papel do brincar na educação infantil

Maria José Teixeira

Resumo


Este estudo resulta de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como ocorre o brincar numa instituição de educação infantil pública de Sinop-Mato Grosso. Buscamos compreender como esse processo acontece na instituição. Pesquisamos também o assunto na visão de professores e com que referências pedagógicas trabalham. Com o método de pesquisa qualitativa analisamos os dados à luz de teóricos como Yeda Bomtempo e Sérgio Henrique. Constamos que há articulação da proposta pedagógica constante no Projeto Político Pedagógico da instituição e o atendimento às crianças, apesar dos problemas de insfraestrutura.

Palavras-chave: aprendizagem; brincadeiras; educação; alunos; professores; Yeda Bomtempo.


Referências


ANTUNES, Celso, Brinquedoteca: a Criança, o Adulto e o Lúdico. 2. ed. Petrópolis: Vozes, Rio de Janeiro, 2000.

BOMTEMPO, Yeda. Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______ . Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BROUGÉRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 4. ed. Cortez, 2001.

CRUZ, Pedro. Metodologia da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

ENRIQUE, Paulo Sérgio. Brinca aprende: Dicas Lúdicas para Pais e Professores. 3. ed. Campinas: Papiros, 2003.

LIMA, Adriana Flávia de Santos de Oliveira Lima. Pré-Escola e Alfabetização. Petrópolis: Vozes, 1986.

MIRANDA, Simão de. Faça seu próprio Brinquedo: a sucata como possibilidade lúdica. Campinas: Cortez, 1998.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygostky: aprendizado e desenvolvimento. um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação – o Positivismo, a Fenomenologia, o Marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR