A relação família e escola: pressuposto para o processo ensino aprendizagem

Adriane Catarina de Almeida, Almir Arantes

Resumo


Este trabalho é resultado de uma pesquisa que estudo a importância da relação família e escola. Nesta pesquisa buscou-se entender como se dá esta relação da família com a escola e da escola com a família. Percebe-se que quando os pais participam da educação dos filhos, eles se sentem mais motivados, seguros e seu aprendizado se torna mais significativo e eficiente. Escola. Participação. Aprendizagem. Nesse sentido buscou-se compreender qual a visão de pais e professores sobre essa relação.

Palavras-chave: educação; família; escola; participação; aprendizagem.


Referências


ANDRADE, Fábio Goulart (Org.). Ensino da natureza e sociedade: pedagogia. São Paulo: Person Prentice Hall, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para educação infantil. Conhecimento de mundo. v.3. Brasília, ME/SEF, 1998.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MÃE A. Mãe A: questionário. [5 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

MÃE B. Mãe B: questionário. [5 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

MÃE C. Mãe C: questionário. [5 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

PROFESSOR A. Professor A: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

PROFESSOR B. Professor B: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

PROFESSOR C. Professor C: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

PROFESSOR D. Professor D: questionário. [11 mar. 2014]. Entrevistadora: Adriane Catarina de Almeida. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Relação Família e Escola.

SINOP. Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal de Educação Básica Aleixo Schinatto. Plano Político Pedagógico do Ensino Fundamental. Sinop, 2012-2013.

SOUZA, Ana Maria Costa de. Educação infantil: uma proposta de gestão municipal. Campinas: Papirus, 1996.

SZYMANSKY, Heloisa. A relação Família/Escola: desafios e perspectivas. Brasília: Plano, 2001.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR