Cultura de interdisciplinaridade e desafios no contexto institucional: uma reflexão inicial

Luciana Florentino Novo

Resumo


A interdisciplinaridade tem se configurado como um dos temas mais discutidos pela comunidade científica e acadêmica. Tal centralidade conferida ao assunto deriva dos desafios, dotados de elevada complexidade, que estão sendo colocados à ciência moderna; para os quais o conhecimento fragmentado e disciplinar, não tem conseguido equacionar. Desse modo, a produção de conhecimento interdisciplinar configura-se como uma alternativa, um caminho importante a ser trilhado. Neste entorno, este trabalho suscita uma reflexão inicial acerca dos obstáculos e desafios postos à universidade e seus gestores para que a prática interdisciplinar passe a configurar dentre os elementos integrantes da cultura universitária.

Palavras-chave: interdisciplinaridade; cultura universitária; mudança de mentalidade.

 


Referências


ALVARENGA, Augusta Tereza; PHILIPPI JR, Arlindo; SOMMERMAN, Américo; ALVAREZ, Aparecida Magali de Souza; FERNANDEZ, Valdir. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. Silva (Editores). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Manole, 2011.

AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa. Inovação e Universidade: potenciais implicações na PUCRS. In: ______ ; ______ . (Orgs.) Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

AXT, Margarete; LIMA, José Valdeni; VICARI, Rosa Maria; TAROUCO, Liane Margarida Rosenbach. Interdisciplinaridade na ótica do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. In: PHILIPPI JR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. Silva. (Editores). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Manole, 2011.

BONACELLI, Maria Beatriz M. Além das fronteiras: a interdisciplinaridade para a interação entre (novos) conhecimentos. Revista Ensino Superior, n. 12, jan/mar 2014, p. 48-52.

BORDAS, Mérion Campos. A interdisciplinaridade na universidade: possibilidades e limites. In: FRANCO, Maria Estela Del Pai; KRAHE, Elizabeth Diefenthaeler (Orgs). Pedagogia Universitária e Áreas de Conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

BUANES, Arild.; JENTOFT, Svein. Building bridges: institutional perspectives on interdisciplinarity. Futures, v.41, n. 7, p. 446-454, set. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-

Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Brasília, DF: CAPES, 2010.

CAPES. Interdisciplinaridade como desafio para o avanço da ciência e tecnologia. In: PHILIPPI JR, A. et al. (Orgs) Coordenação de área interdisciplinar: catálogo de programas de pós-graduação – mestrado e doutorado. Brasília: CAInter/Capes, 2008.

______ . Encontro debate a questão da interdisciplinaridade nas universidades brasileiras. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/36-noticias/6943-encontro-debate-a-questao-da-interdisciplinaridade-nas-universidades-brasileiras >. Acesso em: 16 jun. 2014.

______ . Área Interdisciplinar: Mestrados / Doutorados reconhecidos. Disponível em: < http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarArea&identificador=45 > . Acesso em: 07 jul. 2014.

FLEURY, Maria Teresa Leme. O desvendar a cultura de uma organização – uma discussão metodológica. In: FLEURY, Maria Teresa Leme; FISCHER, Rosa Maria (Coords). Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2010.

FREITAS, Maria Ester de. Cultura Organizacional: evolução e crítica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Universidade Pública em Busca da Excelência: Grupos de Pesquisa como Espaços de Produção do Conhecimento. In: FRANCO, Maria Estela Dal Pai; LONGHI, Solange Maria; RAMOS, Maria da Graça. Universidade e Pesquisa: espaços de produção do conhecimento. Pelotas: EdUFPel, 2009.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai; RUBIN-OLIVEIRA, Marlize; LONGHI, Solange Maria; KRAHE, Elizabeth Diefenthaeler. Interdisciplinaridade e Formatos Institucionais. Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão – Região Sul (SIIEPE – Sul), 23 - 25 out., 2013, Florianópolis. Anais … Florianópolis: EGC/UFSC, 2013. [Recurso eletrônico] ISBN 978-85-61115-04-3. Disponível em: < http://www.siiepe.ufsc.br/anais >. Acesso em: 04 jan. 2014.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai; RUBIN O., Marlize. University and Knowledge Production: issues and opportunities. Prepared for delivery at the 2012. XXX INTERNATIONAL CONGRESS OF LASAInternational Congress of Lasa: The Latin American Studies Association, San Francisco, California, may 23-26, 2012.

KERN, Vinícius Medina; MALDONADO, Maurício Uriona; FREIRE, Patrícia de Sá; PACHECO, Roberto Carlos dos Santos. Construção da interdisciplinaridade para a inovação. In: PHILIPPI JR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. Silva. (Editores). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Manole, 2011.

KLEIN, Julie Thompson. Humanities, culture and interdisciplinarity: the Changing American Academy. Albany: State University of New York Press, 2005.

LEIS, Héctor Ricardo. Especificidades e desafios da interdisciplinaridade nas ciências humanas. In: PHILIPPI JR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. Silva. (Editores). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Manole, 2011.

______ . Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, n. 73, Ago. 2005.

LENOIR, Yves; HASNI, Abdelkrim. La Interdisciplinaridad: por um matrimonio abierto de la razón, de la mano y del corazón. Revista Iberoamericana de Educación, nº 35, 2004, p. 167-185.

LUZZI, Daniel Angel; PHILIPPI JR, Arlindo. Interdisciplinaridade, pedagogia e didática da complexidade na formação superior. In: PHILIPPI JR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. Silva. (Editores). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Manole, 2011.

MORIN, Edgar. Por uma reforma do pensamento. In: PENA-VEGA, Alfredo, NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do (Orgs). O Pensar Complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, mar. 2005. Disponível em: . Acesso em: 4

mar. 2014.

RAMOS, Maria da Graça G. Pesquisa na Universidade e Espaços de Produção: sinalizando caminhos. In: FRANCO, Maria Estela Dal Pai; LONGHI, Solange Maria; RAMOS, Maria da Graça. Universidade e Pesquisa: espaços de produção do conhecimento. Pelotas: EdUFPel, 2009.

RAYNAUT, Claude. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI JR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. Silva. (Editores). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Manole, 2011.

RIBEIRO, Wagner Costa; ZANIRATO, Silvia Helena; VILLAR, Pilar Carolina. Dilemas da gestão e produção do conhecimento interdisciplinar. In: PHILIPPI JR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. Silva. (Editores). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Manole, 2011.

RUBIN, Marlize O. Produção de Conhecimento Científico: Pós- Graduação Interdisciplinar (stricto sensu) na relação sociedade-natureza. Porto Alegre, 2011. 167 f. + Apêndices. Tese (Doutorado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna . Estudos Avançados, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 46-71, ago. 1988. ISSN 1806-9592. Disponível em: . Acesso em: 04 jan. 2014.

SCHEIN, Edgar. Coming to a new awareness of organizational culture. Sloan Management Review, 1984.

SNOW, Charles Percy. The two cultures. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

ZANETTINI-RIBEIRO, Cristina; FRANCO, Maria Estela Dal Pai; BORDIGNON, Luciane Spanhol. Práticas de perspectiva interdisciplinar: categorias emergentes. Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão – Região Sul (SIIEPE – Sul), 23 – 25 out., 2013, Florianópolis. Anais … Florianópolis: EGC/UFSC, 2013. [Recurso eletrônico] ISBN 978-85-61115-04-3. Disponível em: < http://www.siiepe.ufsc.br/anais > . Acesso em: 04 jan. 2014.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR