O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania

Valdirene Baminger Oliveira

Resumo


O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pela literatura, de modo a despertar nos alunos o senso crítico e a noção de cidadania. Por meio da modalidade de pesquisa denominada pesquisa-ação, foi realizado, durante o estágio de regência, um mini-curso em que apresentamos um recorte da obra A Christmas Carol, de Charles Dickens, associado a outras intertextualidades como filmes, músicas e séries de TV. O objetivo era observar e, ao mesmo tempo, interagir na prática de sala de aula dos alunos do ensino médio de uma escola pública, a fim de verificar se esta forma de ensino-aprendizagem seria viável ou não. A atuação surpreendente dos alunos durante o mini-curso demonstrou que, uma vez colocados sob condições específicas e com o incentivo necessário, é possível obter excelentes resultados.


Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua inglesa; literatura; cidadania.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR