A base sócio-histórica na construção do protagonista em As Aventuras de Tom Sawyer

Ângela Tavares Nates Moreira

Resumo


A obra The Adventures of Tom Sawyer, escrita pelo autor norte americano Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, é considerada, hoje, a narrativa que inaugurou a literatura infanto-juvenil, no século XIX. Essa narrativa ganha maior expressividade devido a sua escrita de caráter regionalista utilizado pelo autor. Com a publicação de As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain percorre o ambiente literário, com traços marcados pelo humor, pelo Realismo e pelo Regionalismo. Este trabalho objetiva analisar os fragmentos da fala de Tom e aspectos sócio-históricos de uma época de mudanças.  A finalidade é considerar o processo de transição do protagonista, dentro do romance. Desse modo, foram selecionados alguns fragmentos que revelam pontos Realistas. Após a leitura da obra, foram verificados e extraídos fragmentos representativos do jovem protagonista, tais como crenças religiosas, compreensão de mundo e valores morais. O filtro analítico se pauta no trabalho de teóricos como Bakhtin (2010), Watt (2010) e Blair (1967), entre outros, que contribuíram com informações sobre o desenvolvimento político, cultural e religioso das famílias americanas do Centro-Oeste dos Estados Unidos do século XIX. Serão abordadas as teorias sobre o personagem, a partir das reflexões de Gancho (2006) e Candido (2007). Os vários fragmentos analisados permitiram-nos chegar à conclusão sobre o modo como a transição do jovem protagonista foi influenciada, quais as características que revelam suas preferências e opiniões, e, por acréscimo, verificar que muitas dessas respostas poderão ser constatadas em conformidade com o período da época que, “irrevogavelmente”, são considerados intrínsecos na vida de Tom Sawyer.

Palavras-chave: protagonista; regionalismo; realismo; Tom Sawyer.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR