TDAH na escola estratégias de metodologia para o professor trabalhar em sala de aula

Soeli Batista da Silva, Maria Angélica Dornelles Dias

Resumo


Este trabalho pretende gerar uma reflexão sobre as metodologias utilizadas pelos os professores em sala de aula com os alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. E mostrar a importância do papel do professor na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção, e as múltiplas estratégias que o mesmo pode usar em sala para atrair a atenção do aluno no decorrer as atividades. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos devidamente diagnosticados e os respectivos professores dos alunos. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa com enfoque no estudo de caso. Através dos dados obtidos ficou evidente que os alunos têm atenção necessária para desenvolver as atividades pedagógicas, mas o transtorno interfere no processo de ensino aprendizagem. Contudo o estudo evidencia a importância de um olhar especial do professor para com este aluno criando estratégias e guiando o aluno no seu desenvolvimento pedagógico.

Palavras chaves: educação; aluno; professor; Transtorno de Déficit de Atenção.


Referências


ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção em sala de aula. 4.ed. Campinas: Papirus, 2004.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivros, 2005.

_____ . Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

ARAUJO, A.P.O.C Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jped/v78n7a13.pdf > . Acesso em: 01 set. 2014.

BARKLEY, R.A. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade TDAH. São Paulo: Artmed, 2002.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

COUTINHO, Gabriel; MATOS, Paulo; ARAÚJO, Catia. Desempenho Neuropsicológico tipos de trrantorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em tarefas de atenção visual. v.56, n.1, 2007.

CRAFT, D.H. Distúrbios de Aprendizagem e Déficits de Atenção. In. WINNICK, J. Educação Física e Esportes adaptados. São Paulo: Manole, 2004. Disponível em: < http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/tcc-tdah-na-escola-conhecimento-e-atuacao-do-professor-de-educacao-fisica > . Acesso em: 01 set. 2014.

CUNHA, J. A. Manual da versão em português das Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2010

GIOVANNI, L. M. O ambiente escolar e as ações de formação continuada. In: TIBALLI, E. F. A.; CHAVES. S. M. (Orgs.). Concepções e práticas de formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DPA, 2003.

KAMI, Constance. DEURIES, Rheta. Piaget para educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

MOULY GJ. Psicologia Educacional. São Paulo: Pioneira, 2003.

NOVA ESCOLA. O que é o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH). Abr. 2010. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/transtorno-deficit-atencao-com-sem-hiperatividade-tdah >. Acesso em: 23 set. 2014.

PAPALIA, Diane; OLDS, Sally Desenvolvimento Humano. 7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PANTOJA, D. O. Processo de Aprendizagem: a construção do conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um desafio superável. São Paulo: Ártemis, 2005.

RIEF, S. How to Reach and Teach ADD/ADHD Children: practical techniques, strategies, and interventions for helping children with attention problems and hyperactivity. West Nyack, NY: The Center for Applied Research in Education. 1993.

SILVA, A. B. B. Mentes Inquietas. 14. ed. São Paulo: Gente, 2003.

SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR