Jogos e brincadeiras como estratégia de ensino-aprendizagem

Lenir Guedes Alves, João Batista Lopes da Silva

Resumo


O presentes artigo tem como objetivo principal analisar o papel do Jogo e a Brincadeira no desenvolvimento da criança. A abordagem é metodológica de cunho qualitativo, tipificada na modalidade Estudo de Caso. Este estudo vem para contribuir na área educacional com uma visão ampla e inovadora. Para que haja melhor compreensão elaboramos fatos decorridos nos dias atuais para colaborar com educadores comprometidos no ensino-aprendizagem. A metodologia de ensino pode tornar-se uma estratégia através dos jogos e brincadeiras que propiciam algo prazeroso para criança e ao mesmo tempo exerce também a função educativa, sendo assim, promove a criança uma aprendizagem concreta e com resultados positivos.

Palavras-chave: metodologia de ensino; jogos e brincadeiras; ensino-aprendizagem.


Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular da Educação Infantil, 1998.

CARNEIRO, M. A. B. Criatividade: potencial a ser desenvolvido em profissionais da educação infantil. In: SUANNO, M. V. R. et al. (Orgs.). Resiliência, Criatividade e Inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUEDES, Lenir. Jogos e brincadeiras como estratégia metodológica na aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)- Unversidade Estatual de Mato Grosso, UNEMAT,Sinop, 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo e brincadeiras e a Educação Infantil. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

______ . O jogo e a educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

LEIF, Jhon. O jogo pelo jogo: a atividade lúdica na educação de crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

PIAGET, Jean William Fritz. Aprendizagem e conhecimento. São Paulo: Freire Bastos, 1974.

SILVA, João Batista Lopes. Políticas Extensionistas de Lazer na Universidade: um espaço social para cultura do lúdico. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Carlos Rafael Rodrigues, UCRR, Cuba, 2005.

VIGOTSKY, Lev Semyonovitch. A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR