Processo identitário: a metamorfose do aprender e ensinar a Língua Inglesa em ambiente online

Alexandre Colli Dal Prá

Resumo


O objetivo deste trabalho é investigar a prática identitária de participantes de um site dedicado ao ensino/aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, o trabalho encontra suporte teórico nos estudos de Zygmund Bauman, Anthony Giddens, Stuart Hall, Luis Paulo da Moita Lopes e Tomaz Tadeu da Silva, entre outros, sensibilizantes para interpretar as materializações linguísticas dos enunciadores. A finalidade é compreender o processo de constituição identitária dos sujeitos que se dedicam a ensinar e aprender língua inglesa nesse ambiente, bem como analisar possíveis implicações para a prática de ensino/aprendizagem. As questões que norteiam este estudo são as seguintes: 1) Como se desenrola o processo identitário do Expert Collaborador e do aprendiz de língua inglesa no site English Experts?; e 2) Qual é a relação com sua prática de ensino/aprendizagem desse idioma? A metodologia de pesquisa se ancora em princípios da pesquisa interpretativista ou naturalística, de Frederick Erickon. A fim de não limitar o estudo aos modelos preexistentes e confiná-lo ao já percorrido, procuro alguns insights em autores como John Ziman, Luis Paulo da Moita Lopes, Jonh B.Thompson, Uwe Flick e Zigmunt Bauman, para explicar como me aproprio dessa abordagem de investigação e harmonizo-a a meus propósitos. Os dados foram gerados com base nas materializações linguísticas dos participantes, encontradas no site estudado. A análise aponta a identidade dos participantes reagindo a uma nova atmosfera de ensino/aprendizagem, onde o conhecimento, por acréscimo, é construído coletivamente e o próprio sujeito precisa se responsabilizar pelo sentido que deseja construir.

Palavras-chave: práticas identitárias; Língua Inglesa; ensino/aprendizagem.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR