Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil

Ângela do Céu Ubaiara Brito

Resumo


O objetivo da pesquisa foi investigar como a linguagem artística é desenvolvida em uma educação que privilegia a ação da criança, seu interesse no âmbito da experiência fundamentada na teoria da participação de Julia Oliveira-Formosinho e nas práticas do teórico John Dewey, na valorização do contexto cultural de Lev Vygotsky. Utilizou-se a metodologia qualitativa, que tem um caráter interpretativo e subjetivo do contexto investigado (NORMAN DENZIN e YVONNA LINCOLN), no âmbito da pesquisa-ação (JOHN ELLIOTT; STEPHEN KEMMIS e TRACEY SMITH) no processo de colaboração entre a pesquisadora e a professora que buscaram melhorar a práxis em relação a expressão artística da criança. A investigação teve a duração de dois anos (2010 e 2011) no campo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 4 e 5 anos de idade e uma professora da rede municipal de educação infantil do Estado de São Paulo. Os resultados identificaram que a linguagem artística desenvolvida no âmbito de uma educação participativa delinearam múltiplas aprendizagens no agrupamento que refletiu uma maior qualidade, pois, as crianças vivenciaram e experienciaram a arte em diversas manifestações na ação prazerosa de vivenciar o seu fazer em diversas construções que podem ser definidas como artes. Ainda, ressalta-se que as atividades na linguagem artística devem ser fruto de um projeto partilhado com o agrupamento infantil, no qual necessita de um educador que possibilite o encorajamento, o incentivo e a autonomia da criança.

Palavras-chave: educação infantil; linguagem artística; pesquisa-ação.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR