A evasão sob o olhar dos professores e alunos do curso de licenciatura em matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em 2011/2

Luciana Mafalda Elias de Assis, Amilto Francisco de Melo

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre possíveis causas de evasão em um curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade pública (UNEMAT). Alunos do curso e professores responderam questionários com perguntas relacionadas ao tema, além dos alunos evadidos do curso que ingressaram em 2011/2. A análise das respostas indica as possíveis causas da evasão e fornece alguns indicativos em como minimizar a evasão no curso.

Palavras-chave: evasão; ensino superior; licenciatura em matemática; pesquisa qualitativa.


Referências


AMARAL, D.P., OLIVEIRA, F.B. O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos. Ensaio: aval. pol.públ. Educ. v.19, n.73. Rio de Janeiro, out./dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S0104-40362011000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=PT >. Acesso em: 05 mar. 2012.

BORBA, M.; ARAÚJO, J. L. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática’. In: BORBA, Marcelo; ARAÚJO, J.L. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR