Sistema de avaliação da educação básica: potencialidades, problemas e desafios

Adriene Bolzan Duarte, Maria Eliza Rosa Gama

Resumo


Objetiva-se compreender as percepções dos coordenadores pedagógicos (CP) de Escolas Públicas Municipais de Educação Básica (EPMEB) de Santa Maria/RS acerca do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As fontes de informação são sujeitos: CP. O instrumento para coleta de informações são roteiros de entrevista. A amostra constitui-se em vinte e sete entrevistas com CP de EPMEB. Observou-se que o potencial avaliativo do IDEB, declarado pelos CP, está relacionado ao desempenho do professor em sala de aula, e não na organização da escola em si.

Palavras-chave: avaliação em larga escala; sistema de avaliação da educação básica; trabalho escolar; trabalho docente.

 


Referências


BONAMINO, Alícia C. de; CRESO, Franco. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 108, p. 101-132, 1999.

______; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.2, Junho 2012.

E06. E06: depoimento [13 dezembro 2012]. Entrevistador: Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 27min 18seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

E26. E26: depoimento [02 dezembro 2012]. Entrevistador: Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 47min 12seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

E29. E29: depoimento [04 dezembro 2012]. Entrevistador: Larissa Freitas. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 38min 19seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

E47. E47: depoimento [13 novembro 2012]. Entrevistador: Carla Carine Gerhardt e Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 52min 30seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

FREITAS, Dirce Nei Teixeira. A avaliação da Educação Básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados (Coleção Educação Contemporânea), 2007.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7.ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Tradução de Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SOUSA, Sandra Maria ZákiaLian; OLIVEIRA, Romualdo Portela. Políticas de Avaliação da Educação e quase mercado no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, v. 24. n. 84. p. 873-895, 2003.

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em avaliação educacional, São Paulo: FCC, n. 12. p. 7-24., 1995.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR