Afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem

Jéssica Simone Galdino Schaefer

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as relações de afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. Utiliza de metodologia com abordagem qualitativa, observação participante, e entrevistas semi-estruturadas. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida Oliva de Almeida em Sinop, entre Fevereiro e Maio de 2014. Enquanto sujeitos, contou-se com professores e alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Dos resultados parciais, verificou-se que mesmo que a afetividade e a aprendizagem sejam reconhecidas teoricamente por Henri Wallon como elos fundamentais para o processo ensino-aprendizagem, ainda não é bem compreendido pelos sujeitos professores.

Palavras-chave: psicologia educacional; afetividade; professores e alunos.

 


Referências


ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção em sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da aprendizagem. São Paulo: Ática, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.

LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2010.

NÓVOA, António. O papel social da profissão de professor na contemporaneidade. Sinop: Conferência promovida pela UNEMAT/Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, ago. 2012.

______ . Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

PROFESSORA 1. Professora 1. depoimento. [Abr. 2014] Entrevistadora: Jéssica Simone Galdino Schaefer. Sinop-MT, 2014. 3f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

PROFESSORA 2. Professora 2. depoimento. [Abr. 2014] Entrevistadora: Jéssica Simone Galdino Schaefer. Sinop-MT, 2014. 3f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

SILVA, Daniela Baleroni Rodrigues; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões; SANTOS, Jair Licio Ferreira. Participação de crianças com paralisia cerebral nos ambientes da escola. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 1, mar. 2012 . Disponível em: < . Acesso em: 06 jul. 2014.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR