O jogo como estratégia pedagógica nas aulas de matemática no ensino fundamental

Talita Nast Oliveira

Resumo


Este trabalho busca discutir o ensino da matemática no ensino fundamental através da utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica utilizada nas aulas do 2º ano e foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jardim Paraíso de Sinop/Mato Grosso. A metodologia da pesquisa foi de cunho bibliográfico e buscou situar os desafios pedagógicos no contexto do ensino fundamental, enquanto nível de escolarização. Concluiu-se que o jogo é um importante instrumento pedagógico, caracterizado enquanto estratégia metodológica decisivo no processo de desenvolvimento dos alunos, bem como sua representatividade na vivência dos saberes matemáticos, enquanto manifestação de gosto, de prazer e de aprendizagem significativa.

Palavras-chave: matemática; jogo; instrumento pedagógico; criança/aluno.

 


Referências


ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: uma pratica possível. Campinas: Papirus, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FIORENTINI, D. Alguns Modos de Ver e Conhecer o Ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 4, n.3, p. 1-38, 1995.

SALVADOR, César Coll. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática: matemática de 0 a 6. Porto alegre: Artmed, 2000. v.1.

STAREPRAVO, Ana Ruth. Mundo das ideias: jogando com a matemática, números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR