A dança como prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental

Éderson Ribeiro Leite

Resumo


A dança é uma arte milenar e cultural que contribui para o desenvolvimento corporal, mental e intelectual, passada através das gerações. Este artigo é um recorte da pesquisa realizada em uma das escolas parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, anos de 2012 e 2013. Com enfoque qualitativo e uma visão fenomenológica, através da pesquisa-ação, aconteceram intervenções do pesquisador em seu objeto de pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram alunas do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Através dos dados, evidenciou-se que todos os envolvidos, inclusive corpo docente, aceitam e entendem a proposta desenvolvida sobre a Dança no Espaço Escolar.

Palavras-chave: dança; pesquisa-ação; ensino fundamental.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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