Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: as dificuldades de aprendizagens

Aparecida Ramos de Oliveira Silva

Resumo


O objetivo deste artigo foi entender o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) buscando analisar as dificuldades de aprendizado de alunos com o transtorno. Este trabalho aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica em cidade Sinop, Mato Grosso. Metodologia usada foram observações e questionários, tendo como sujeitos três professoras e os aportes teóricos como: Russel A. Barkley, W. Phelan, Ana B. B. Silva, Corine Smith. Percebeu-se que alunos com este transtorno exigem trabalho coletivo de psicólogos e educadores em conjunto com os pais. A escola procura cumprir seu papel trabalhando com pais e professores de todas as disciplinas, disponibilizando a sala de recursos além do Instituto da Criança.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); dificuldade de aprendizagem; professores e alunos.


Referências


BARKLEY, Russell A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH: guia completo e autorizado para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PROFESSORA 2. P 2: depoimento. [10 jul. 2014]. Entrevistadora: Aparecida Ramos de Oliveira Silva. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre A HIPERATIVIDADE COMO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH): implicações no processo de aprendizagem no ano de 2014.

PROFESSORA 3. P 3: depoimento. [10 jul. 2014]. Entrevistadora: Aparecida Ramos de Oliveira Silva. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre A HIPERATIVIDADE COMO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH): implicações no processo de aprendizagem no ano de 2014

PHELAN, Thomas W. TODA. TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: M. Books, 2005.

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

SMITH, Corine, Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR