Desafios e perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita

Alexsandro da Silva Gomes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender quais são, na atualidade, os desafios enfrentados pelos alunos e quais são suas perspectivas no percurso da Educação de Jovens e Adultos. Foi utilizada a metodologia qualitativa, por ser baseada em ciências humanas, e quantitativa porque condiz com instrumentos de leituras contextuais, legítimas e específicas, a partir dos dispositivos encaminhados pelos questionários. Os Sujeitos da pesquisa foram estudantes da Educação de Jovens e Adultos, a pesquisa embasou-se na ótica de Paulo Freire, constatou-se por meio da pesquisa que foram vários os desafios enfrentados pelos sujeitos pesquisados, e que muitas vezes um direito foi lhes negado: a Educação.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; desafios e perspectivas; Paulo Freire.

 


Referências


ANDRADE, Eliane Ribeiro. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens. In: BARBOSA, Inês O., PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2009.

ALUNO 1. Aluno 1: depoimento. [dez. 2014] Entrevistador: Alexsandro da Silva Gomes. Sinop-MT, 2014. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Os Desafios e Perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da EMEB Jurandir Liberino de Mesquita.

ALUNO 2. Aluno 2: depoimento. [dez. 2014] Entrevistador: Alexsandro da Silva Gomes. Sinop-MT, 2014. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Os Desafios e Perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da EMEB Jurandir Liberino de Mesquita.

ALUNO 3. Aluno 3: depoimento. [dez. 2014] Entrevistador: Alexsandro da Silva Gomes. Sinop-MT, 2014. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Os Desafios e Perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da EMEB Jurandir Liberino de Mesquita.

BONI, Márcia R. Dialogicidade: uma relação de alteridade na educação de jovens e adultos. In. ROQUE-FARIA, Helenice J.; SILVA, Rosana R. (Org). Competências na/da EJA. Cáceres: Editora UNEMAT, 2009.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 de outubro 1988. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2014.

FERREIRO, Emília. Passados e Presentes dos verbos ler e Escrever. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil: Da ideologia da interdição do Corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguaçu), Filipinas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: INEP, 1993.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1992.

______ . Alfabetização: Leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

______ . Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GOÉS, Moacyr de. De pé no chão também aprende ler, 1961-64: uma escola democrática. São Paulo: Cortes, 1991.

PERIPOLLI, Odimar, J. EJA (Educação de jovens e adultos): Uma escola (Des) necessária? In. ROQUE-FARIA, Helenice J.; SILVA, Rosana R. (Org.). Competências na/da EJA. Cáceres: Editora UNEMAT, 2009.

PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História da Educação. São Paulo: Ática, 1990.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. Historia da Educação no Brasil 1930. Petrópolis: Vozes, 2010.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR