Concepções epistemológicas e pedagógicas presentes nas falas de professores da educação básica em uma escola pública de Sinop - Mato Grosso

Djordana Cecília Bombarda

Resumo


Este artigo analisou como os pressupostos epistemológicos e as práticas pedagógicas orientam o trabalho de professores na Escola Municipal de Educação Básica Vereador Rodolfo Valter Kunze. A ferramenta utilizada para coleta de dados foi um questionário aberto e observações em sala de aula. Sempre buscando compreender como esses professores realizam seu trabalho e como essa prática tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos e filosóficos, explícita ou implicitamente presentes na sua concepção de ensinar e aprender. A pesquisa revelou que há um esforço por parte dos professores para cumprir a tarefa educativa, mas não há evidências do domínio das concepções pedagógicas e epistemológicas como fundamento da prática escolar.

Palavras-chave: Educação básica; práticas epistemológicas e pedagógicas do corpo docente; escola pública.


Referências


BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

______ . Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______ . Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

PIAGET, Jean. A epistemologia genética: sabedoria e ilusões da filosofia; problemas de psicologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeiro, Zilda Abujamra Daeir e Célia E. A. Di Piero. São Paulo: Abril, 1978.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [maio de 2015]. Entrevistadora: Djordana Cecília Bombarda. 1 questionário transcrito para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: As concepções epistemológicas e pedagógicas presentes nas falas de professores da Educação Básica em uma escola pública de Sinop - MT.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [maio de 2015]. Entrevistadora: Djordana Cecília Bombarda. 1 questionário transcrito para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: As concepções epistemológicas e pedagógicas presentes nas falas de professores da Educação Básica em uma escola pública de Sinop - MT.

PROFESSOR H. Professor H: depoimento. [maio de 2015]. Entrevistadora: Djordana Cecília Bombarda. 1 questionário transcrito para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: As concepções epistemológicas e pedagógicas presentes nas falas de professores da Educação Básica em uma escola pública de Sinop - MT.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SEMERARO, Giovanni. Saber fazer Filosofia: o pensamento moderno. Aparecida: Ideias e Letras, 2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR