A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso

Josilene Vasconcelos da Silva Camilo

Resumo


Este artigo tem como temática a construção currículo na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de Educação Básica de Sinop, Mato Grosso. A metodologia adotada foi estudo de caso, com análise na perspectiva qualitativa. Fez-se a observação na escola, campo da pesquisa e análise de documentos que orientam a matriz curricular e a legislação do sistema educacional. Observou-se que o currículo da escola está em construção e aperfeiçoamento, e o Projeto Político Pedagógico, em vigor no ano de 2014, é resultado de uma construção coletiva, com a participação dos professores e gestores.

Palavras-chave: Educação básica; Projeto Político Pedagógico; matriz curricular; educação especial; legislação do sistema educacional.


Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Ministério da Educação, 1996.

______ . Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial- MEC/SEESP 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.

______ . Resolução N°. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na Modalidade Educação Especial. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [30 de Maio. 2014]. Entrevistadora: Josilene Vasconcelos da Silva Camilo trabalho de conclusão de curso A construção da Matriz Curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de educação básica na cidade de Sinop Mato Grosso.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [03 de Jun. 2014]. Entrevistadora: Josilene Vasconcelos da Silva Camilo trabalho de conclusão de curso A construção da Matriz Curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de educação básica na cidade de Sinop Mato Grosso.

PROFESSORA J. Professora J: depoimento. [dia23 de jul. 2014]. Entrevistadora: Josilene Vasconcelos da Silva Camilo trabalho de conclusão de curso A Construção da Matriz Curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de educação básica na cidade de Sinop Mato Grosso.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCOTTINI, Alfredo. Dicionário escolar da língua Portuguesa. Blumenau: Todo livro Editora, 2009.

______ . Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial, MEC/SEESP, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR