A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano

José Valdomiro Ribas de Moura

Resumo


Esta pesquisa objetivou investigar e compreender de que forma é trabalhada a produção textual, perceber quais recursos são utilizados pela professora e se os conteúdos trabalhados realmente vem ao encontro das necessidades da criança no processo de alfabetização e letramento, além de compreender quais metodologias nortearam os caminhos da professora no processo de ensino aprendizagem. Realizamos um estudo qualitativo com observação participante em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, na escola campo Sadao Watanabe. Para desenvolver a investigação lançamos mão de questionário e entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com alunos (grupo focal), análise de documentos além de anotações em diário de campo.

Palavras-chave: Leitura; escrita; criança; ensino fundamental.


Referências


BALTAR, Marcos. A competência discursiva e gêneros textuais: uma proposta pedagógica para a LPI. Trabalhos em linguística aplicada. Campinas, SP, n.45(2), p. 175- 186, jul/dez. 2006.

BASTOS, Marbênia Gonçalves Almeida. Formação de Professores para o diagnóstico das dificuldades de leitura e escrita. Fortaleza: Ed. EDUECE, 2003.

GARCIA, E. G. A leitura na escola de 1º grau: por uma leitura da leitura. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1992.

KLEIMAN, Angela B.; MORAES, Silvia E. Leitura e Interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2003.

MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, Literatura e Escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MANYS, Heliton. A importância da leitura para o aprimoramento da escrita no ensino médio. Revista Cientifica Feati, v.8; 2010. Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti – FEATI. Disponível em: < http://www.feati.edu.br/revistaeletronica/downloads/numero8/aImportanciaLeituraAprimoramentoEscritaEnsinoMedio.pdf >. Acesso: 29 maio 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Rio de janeiro: Editora Lucerna, 2002.

ZILBERMAN, Regina. Leitura: Perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática.

SANTOS, Andrezza dos. Os gêneros textuais na sala de aula: a reportagem. Periódico de Divulgação Científica da FALS, ano V, n. XI, jul. 2011. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2014.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR