O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade

Alcione Castro

Resumo


O artigo faz uma análise das contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência através do Subprojeto de Aprendizagem e Assimilação Cooperativa vinculado ao Curso de Pedagogia Campus de Sinop – Mato Grosso. A pesquisa de caráter qualitativa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida de Oliva Almeida, a coleta de dados ocorreu por meio de documentos e entrevistas semi-estruturadas com os bolsistas. Objetivou-se compreender o programa e as experiências que são mediadas pelos sujeitos como todo, tendo como embasamento teórico Paulo Freire. Nesta perspectiva, os resultados da experiência possibilitam qualificação do bolsista em formação.

Palavras-chave: educação; programa de bolsas de iniciação à docência; Paulo Freire; pesquisa qualitativa.


Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Decreto presidencial N°. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 jan. 2015.

______. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltada ao Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID MEC. Brasília. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2007.

______. Referenciais para Formação de Professores. 2. ed. MEC: Brasília, 2002.

BOLSISTA BC3. Bolsista BC3: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (15min.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

BOLSISTA BG1. Bolsista BG1: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (20 min. 42 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

BOLSISTA BJ2. Bolsista BJ2: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (24 min.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

BOLSISTA BM4. Bolsista BM4: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (23 min.47 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

BOLSISTA BS1. Bolsista BS1: depoimento. [09 out. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (12 min. O2 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

BOLSISTA BBC1. Bolsista BBC1: depoimento. [05 nov. 2015]. Entrevistadora: Alcione Castro. Gravação digital de áudio. (2 h 38min 12 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

FREITAS, Helena Costa l. de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas: Papirus, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências

educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

NÓVOA, António. Vida De Professores. 2. ed. Portugal, Porto Editora, 1992.

PEDRO, Demo. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR