O Programa Mais Educação e suas possibilidades de intensificar a jornada escolar na formação do aluno

Cleide Aparecida Pereira Cirino

Resumo


Esta pesquisa investigou as possibilidades de intensificar a jornada escolar na formação integral dos alunos que estão inseridos no Programa Mais Educação, instituído pelo Governo Federal em 2007 para a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral que visa atender o aluno em período integral. A metodologia foi de cunho qualitativo desenvolvida na Escola de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus no Município de Sinop, onde foi desenvolvido o Programa, ressaltando a importância de compreender na prática como é o processo de escolarização e aprendizagem.

Palavras-chave: Programa Mais Educação; escolarização; aprendizagem.


Referências


REFERÊNCIAS

COORDENADORA CR1. COORDENADORA CR1: depoimento. [18 agosto. 2015]. Entrevistadora: Cleide Aparecida Pereira Cirino. Gravação digital de áudio. (12 min.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulada O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

DIRETORA DR2. DIRETORA DR2: depoimento. [18 agosto. 2015]. Entrevistadora: Cleide Aparecida Pereira Cirino. Gravação digital de áudio. (15 min 30 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado. O programa institucional de bolsas de iniciação à docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1989.

______. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. Educação e do trabalho: perspectivas de final de século 12. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Disponível em: Acesso em: 28 set. 2015.

LOMBARDI, José Claudinei. Texto Sobre Educação e Ensino, Karl Marx e Friedrich Engels. Campinas: Navegando Publicações, 2011.

MATO GROSSO. Disponível em . Acesso em: 09 nov. 2015

MEC. Disponível em Acesso em: 10 nov. 2015

MÉSZÁROS, Istevan. O Poder da Ideologia. São Paulo: Ed. Bom tempo, 2004.

______ . Para Além do Capital: Rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Bons tempos, 2011.

MOLL, Jaqueline. Conceitos e pressupostos: o que podemos dizer quando falamos de educação integral? Salto para o futuro Educação integral. Ano XVIII boletim 13 - Agosto de 2008.

______ . Caminhos da educação integral no Brasil: direitos a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso 2012.

SINOP. Secretaria Municipal de Educação: Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2015


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR