Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo

Maria José de Pinho, Elzimar Pereira Nascimento

Resumo


Este artigo imprime uma reflexão sobre a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância desenvolvida em Escolas Famílias Agrícolas-EFAs e Centro de Formação Familiar por Alternância (CEFFAs), na perspectiva do paradigma da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Intenciona mostrar, por revisão bibliográfica, um processo de ensinar e aprender no qual possibilita a permanência do aluno na escola em consonância com o meio em que vive. Assim, destacamos o plano de estudos, interlocutor entre educação formal e educação informal, como elemento fundante da relação interseccional entre tempo escola e tempo comunidade, no sentido de valorizar aspectos culturais das pessoas residentes no campo.

Palavras-chave: ensino e aprendizagem; pedagogia da alternância; escola do campo.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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