Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo

Gisele Carvalho Lomeu, Fátima Aparecida Da Silva Iocca

Resumo


A Alfabetização Científica pode ser desenvolvida em diferentes níveis de ensino. Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta contribuições das atividades de investigação para o desenvolvimento da alfabetização científica na Educação Infantil,em uma escola do campo do Estado de Mato Grosso.A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa de caráter exploratório, cujas atividades desenvolvidas estão fundamentadas na perspectiva da Aprendizagem Significativa. Os principais resultados indicam que as atividades investigativas foram fundamentais para as crianças elaborarem explicações orais mais consistentes em relação aos fenômenos estudados e desenvolverem habilidades cognitivas.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Educação do Campo. Práticas Educativas. Ensino por Investigação.


Referências


AUSUBEL, D.P. The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune and Stratton, 1963.

BORGES, C.S. RAMOS, A. S. AMORIM, K. P. A importância do ensino de Ciências de forma prática e lúdica na Educação Infantil. Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). Santa Maria/RS–Brasil 30 de julho a 01 de agosto de 2014

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação. Revista Brasileira de Educação. Nº 22, Jan/Fev/Mar/Abr 2003.

_________, Para que(m) é útil o ensino de ciências. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão. n. 01. Janeiro/Fevereiro, 1995. 35-44p.

COLINVAUX, D. Ciências e Crianças: delineando caminhos de iniciação às ciências para crianças pequenas. Contrapontos - volume 4 - n. 1 - p. 105-123 - Itajaí, jan./abr. 2004.

LÜDKE, M. A. ANDRÉ, E. D. M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora Universidade De Brasília, c 1999. 130p.

VIEIRA, V. G. PEREIRA, Z. F. Uma Ciência De Cores E Pressão: Experiências Vivenciadas Em Sala De Aula. In: FIPED- Fórum Internacional De Pedagogia, 2012, Parnaíba. Formação De Professores E Práticas Docentes, 2012.

ZÔMPERO, A. F. LABURÚ, C. E. Atividades Investigativas No Ensino De Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.13, n.03, p.67-80. set-dez/ 2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR