A leitura das crianças do campo a partir de Alta Floresta

Érica Lemes Lopes da Silva, Ivone Cella da Silva

Resumo


O estudo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop. Focalizou apreender como é a leitura das crianças do meio rural de Alta Floresta. Fundamenta-se na legislação, em autores que discutem a temática leitura, com destaque para Paulo Freire, Ana Teberosky e Teresa Colomer. Entrevistou-se a comunidade escolar e moradores da comunidade e observou-se a sala de aula e a biblioteca. Percebeu-se que há um longo caminho para inserção à leitura, atendendo o modo de vida do meio rural.

Palavras-chave: crianças; leitura; meio rural.


Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento do ensino na perspectiva da diversidade: unidade 3. Brasília: MEC/SEB, 2012.

_______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para o campo: respeitando aos diferentes percursos de vida: unidade 7. Brasília: MEC/SEB, 2012.

CELLA-SILVA, Ivone. “PREFIRO FICAR EM CASA”: a reprodução do capital e o atendimento escolar de populações rurais a partir de Sinop-MT. 2014. (Tese de Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás).

FASSBINDER, Ivani; FASSBINDER, Paulina. A importância da leitura para o desenvolvimento da escrita. Disponível em:

www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3452_1986.pdf. Acesso 03 de julho de 2015.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler - em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1989.

IBGE. Censo Escolar – Biblioteca na escola. 2014. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/censo2014/dados_divulgados/index.php?uf=51. Acesso em: 15 agosto de 2015.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

LIMA, Leandro de Souza. Uma visão construtiva no ensino da leitura. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/uma-visao-construtiva-no-ensino-da-

leitura/99781/#ixzz3dKG8mwrT. Acesso 15 de junho de 2015.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1989.

TEBEROSKY, Ana e COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017-2018): B2

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR