Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop

Tuane Lima Machado

Resumo


O presente artigo mostra um estudo de caso realizado em uma instituição de ensino fundamental regular. O estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em uma escola da rede municipal de Sinop. Os sujeitos desta pesquisa foram três professoras da sala regular, uma coordenadora e uma professora da sala de recursos. Conclui-se que para uma escola ser inclusiva ela precisa de profissionais que estejam abertos a mudanças e formações que propiciem uma reflexão crítica, mas principalmente visem todos aqueles que estão marcados pela exclusão e fracasso escolar.

Palavras-chave: inclusão; deficiência; ensino regular.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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