Uma análise das abordagens sobre saberes docentes no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência: contribuições para a formação docente em Ciências e Matemática

Jackelyne Souza Medrado, Endrigo Antunes Martins

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que objetivou analisar a produção de trabalhos relacionados à temática saberes docentes nas IX e X edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência, com o intuito de identificar as possíveis contribuições destes para a formação docente em Ensino de Ciências e Matemática. A análise evidenciou a preocupação das pesquisas em compreender os saberes constituídos na formação e prática do professor, bem como a necessidade do desenvolvimento de investigações nos vários níveis de formação e atuação docente.

Palavras-chave: formação de professores; ensino de ciências; matemática; saberes.

 


Referências


BASTOS, F. et al. Conhecimentos em didática das ciências e formação de professores.In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

CARMO, E. M.; SILVA, A. M. Produção de saberes da prática docente na formação inicial de professores de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

COELHO, K. S.; SILVA, R. M. G. Saberes docentes dos professores de Ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

COSTA, P. C. F. et al. O PIBID em Ciências Biológicas: aproximações com os saberes docentes a partir de depoimentos dos pibidianos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LABARCE, E. C; BASTOS, F.; PEDRO, A. Saberes disciplinares em ciências e formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2014.

NUNES, C. M. F. Saberes Docentes e Formação de Professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, ano XXII, n. 74, Abril/2001. Disponível em: . Acesso em: 19 Dez. 2016.

PEDRO, A. et al. Atividades práticas na formação continuada de professores de ciências: a construção de saberes docentes em uma relação entre Universidade e Escola Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

PEREIRA, E. N. G.; GONÇALVES, T. V. O. Saberes de Professores que Ensinam Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões em teses e dissertações no Brasil, período de 2005 a 2013. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIRATELO, M. V. M. et al. O Aprendizado Docente evidenciado por licenciandos em Física e em Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SILVA, F. A. R.; SANTOS, V. M. F.; ALMEIDA, S. A. O estudo dos saberes docentes mobilizados no processo de escolhas de atividades para as aulas de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

SILVA, F. R. A.; CAMPOS, A. T.; AZEVEDO, R. O. M.; GONZAGA, A. M. Formação de Professores de Ciências para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: saberes docentes em questão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X., 2015, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: < http://www.xenpec.com.br/anais2015.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

SIQUEIRA, M.; MASSENA, E. P.; BRITO, L. D. Contribuições do PIBID à construção da identidade e de saberes docentes de futuros professores de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

ZIA. I. C. A.; SCARPA, D. L.; SILVA, R. L. F. Os saberes da docência na formação inicial: análise do relatório semestral de licenciandos participantes do PIBID de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX., 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2016.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR