Ressignificando as abordagens de equações do segundo grau: uma raiz negativa, um problema, uma possibilidade

Simone Simionato dos Santos Laier, Elisangela Dias Brugnera

Resumo


Este artigo apresenta uma situação de ensino cujo objetivo foi trabalhar o conteúdo de números complexos, explorado com auxílio da história da matemática e um software, em uma disciplina da Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, no intuito de ressignificar algumas abordagens importantes. Ao tentar criar um movimento que fizesse os estudantes compreenderem que a Matemática é muito mais que apenas manipular notações e operações aritméticas e algébricas, possibilitamos que fossem desenvolvidas relações e comparações de conjuntos de objetos e de formas espaciais do mundo real e feitas classificações e inferências. Conclui-se, fundamentalmente, que a relação entre conteúdos matemáticos, história da matemática e softwares tem muitas potencialidades para o ensino de conteúdos matemáticos.

Palavras-chave: ensino da matemática; história da matemática; software; números complexos.


Referências


BRITTO, A. J.; SANTOS, K. E. S. dos; TEIXEIRA, M. R. G. A história nos planos de ensino de futuros professores de matemática. Horizontes, v. 7, n. 1, p. 115 a 120, jan./jun. 2009.

D’AMBROSIO, U. Uma síntese sociocultural da História da Matemática. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2011.

D’AMBROSIO, U. Porque e como ensinar História da Matemática. REMATEC, Natal (RN) Ano 8, n.12, jan./jun., 2013, p. 7-21.

MENDES, I. A. História no ensino da matemática: trajetórias de uma

Epistemologia didática. REMATEC, Natal (RN) Ano 8, n.12, jan./jun., 2013, p. 66-85.

MIGUEL, A. Três Estudos Sobre história. Tese (Doutorado). Unicamp -Campi¬nas, 1993.

SANTOS, R. S.; BASSO, M. V. A. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de geometria analítica: manipulações no software GRAFEQ. In: Búrigo, E. Z. A matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012, p. 177-193.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR