Relatório de alfabetização do ensino fundamental

Abadia Nair Alves de Almeida Bazeleski, Maria da Conceição Oliveira

Resumo


O presente Relatório de Estágio do Ensino Fiundamental tem como objetivo principal discutir a relação entre os saberes da formação docente entre professores e alunos. O Estágio proporcionou uma melhor visão do ambiente escolar e das práticas pedagógicas que na qual a escola está inserida, com o intuito de buscar saber dos saberes necessários para a atuação dos professores na Educação. Sabe-se que o trabalho pedagógico nessa fase requer o desenvolvimento de atividades que englobem o educar e o cuidar, ou seja, as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula. Nesse sentido, há uma variedade de saberes que os professores necessitam articular em suas práticas relacionando-as com as teorias, que na qual podem ser expressa no desenvolvimento da criança como livre-expressão, o sorrir, o cantar e até mesmo a valorização de suas diversas habilidades.

Palavras-chave: prática pedagógica; educar e cuidar.


Referências


REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição Federal. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Brasília: MEC/SEF, 1998. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e lingüística: São Paulo. Scipione, 2009. CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e Dramática no cotidiano da criança/ Organizadora Susana Rangel Vieira da Cunha. Porto Alegre. Mediação, 4.ed. 2004.

CRAIDY, Carmem Maria. O educador de todos os dias: convivendo com crianças de 0 a 6 anos. Porto Alegre. Mediação, 1998.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR