Relato do estágio curricular supervisionado do Ensino Fundamental III 2010/1

Marili Lando Moura

Resumo


Neste relatório serão abordadas características de uma turma de alfabetização de 1º ano do primeiro segmento de uma escola municipal de Sinop, onde foi realizada a prática docente da disciplina de Estágio Curricular do Ensino Fundamental III do Curso de Pedagogia além do processo de desenvolvimento das práticas docentes, a descrição e análise crítica dos resultados obtidos tanto na docência como no processo de intervenção e as considerações finais. Apresentaremos também as referências bibliográficas de alguns autores, principalmente de Paulo Freire que serviram de suporte para fundamentar este trabalho.

Palavras-chave: prática docente; análise crítica; processo de intervenção.


Referências


FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

_______.Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3.ed. São Paulo: 1980. (s/e)

______. Pedagogia do oprimido. 34.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FERREIRO, Emília: Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1987. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2010.

______ ; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Rio de Janeiro: Artmed, 1979.

GROSS, Esther Pillar. Didática do Nível Pré-Silábico: Didática da Alfabetização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. v. 1.

PEREIRA, José Alberto. Currículo, Conhecimento e Suas Representações. Campinas: Papirus, 1997.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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