A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino

Luciene Rosa Silva

Resumo


Este estudo aborda o conceito de música e sua importância no desenvolvimento integral e intelectual das crianças. Apoia-se na metodologia de pesquisa qualitativa com o uso de técnicas como aobservação e a entrevista semiestruturada. Tem como objetivo, analisar como a música é trabalhada no cotidiano da sala de aula na educação infantil do município de Sinop, Estado de Mato Grosso, com crianças de 3 a 4 anos. Conclui-se que o professor, a partir do uso da música no processo de ensino-aprendizagem, possibilita desenvolver uma série de habilidades nas crianças como: a socialização, oralidade, linguagem e todo o desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave: música; educação infantil; pesquisa qualitativa; desenvolvimento integral da criança; aprendizagem.


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PROFESSORA A. Professora A: depoimento [Abril 2017] Entrevistadora: Luciene Rosa da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. (03-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino

PROFESSORA B. Professora B: depoimento [Abril 2017] Entrevistadora: Luciene Rosa da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. (02-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino

PROFESSORA C. Professora C: depoimento [Abril 2017] Entrevistadora: Luciene Rosa da Silva. Sinop: UNEMAT, 2017. (04-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso A música na educação infantil e suas relações com o processo de ensino

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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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