O multiletramento na alfabetização

Ana Paula Rocha

Resumo


O desdobramento das tecnologias tem acarretado transformações na sociedade atual e, desta forma, uma evolução e uma mudança nas formas de conhecer e se relacionar na sociedade contemporânea. Este estudo analisa as questões que envolvem o Multiletramento em escolas públicas periféricas e centrais do Município de Sinop. Tem por base teórica a revisão da literatura cientifica dos autores Roxane Rojo e Eduardo Moura, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Paulo Freire e Magda Soares. Para isso, realizou-se observações no campo escolar e aplicação de questionários. Como resultado percebe-se a carência de informações sobre o referido tema, o que acarreta praticas pedagógicas obsoletas.

Palavras-chave: multiletramentos; novas tecnologias; alfabetização.


Referências


FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1999. V.2.

______. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

KLEIMAN, A. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas, SP: Cefiel MEC, 2005.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papiros, 2007.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORTATTI, Maria R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. In: Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate". Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental/ Secretaria de Educação Básica/ Ministério da Educação. DF: Brasília, 2006.

ROJO, R, Letramento múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. v. 9, 2003.

______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Nied, 2002.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR