Relato de atividades práticas vivenciadas

Marlise Rieger

Resumo


O presente artigo tem por principal objetivo a descrição e análise crítica das atividades práticas vivenciadas no Centro Municipal de Educação Infantil, localizada na cidade de Sinop-MT. O referido estágio Curricular Supervisionado foi realizado durante o sexto semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. O qual é necessário para uma formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. O estágio de atividades práticas da oportunidade de aliar e fortalecer a teoria com a prática. A metodologia utilizada nas atividades práticas com as crianças foi de socializar e estimular a criatividade e a oralidade. Nas crianças, com a faixa etária de 4 e 5 anos, as mudanças ocorrem muito rápido e se processam aos saltos contínuos de organização, interagindo de diferentes maneiras no ambiente físico e social que o cerca numa instituição, diferente das que vive com suas famílias. O resultado obtido nesse estágio foi de suma importância para a compreensão, que cabe ao professor trabalhar com conteúdos diversos, básicos essenciais ate os conhecimentos específicos das diversas áreas do conhecimento.

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular supervisionado; atividades práticas; crianças.


Referências


BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 3.v, Brasil, MEC-CEF, 1998.

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: Pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FELIPE, Jane. O desenvolvimento Infantil na Perspectiva Sóciointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon. IN: CRAIDY, Carmen Maria. KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (org.). Educação Infantil: pra que te quero? .Porto Alegre: Artmed, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. 37ed. São Paulo: Paz E Terra, 2008.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao Estudo da Escola no Processo de Transformação Social. São Paulo: Loyola, 1991.

SANTOS, Santa Marli Pires dos; CRUZ, Dulce Regina Mesquita da. Brinquedo e Infância: um guia para pais e educadores em creche. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

VYGOTSKY, Lev. Semenovitch. Pensamento e Linguagem. 2. ed São Paulo: Martins Fontes, 1999.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR