Relatório do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil I

Mariane Assmann

Resumo


Este relatório é o resultado de observação conjunta sobre os aspectos pedagógicos no que se refere à estrutura física, identificação da creche, estrutura organizacional e político-pedagógica da mesma. Esta observação foi motivada pela intenção de um crescimento dentro do curso de pedagogia na área da educação infantil e teve como atividade observar o que a sala de aula produz para o desenvolvimento da estruturação de rotinas diárias e semanal do berçário, de uma creche pública no município de Sinop.

Palavras-chave: estágio; criança; desenvolvimento infantil.


Referências


BRASIL . Indicadores da qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.

______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo.

______. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília, 1997.

FORMOSINHO, O; KISHIMOTO, T.M; PINAZZA, M.A. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GIL, Maria Stella Coutinho de Alcântara; ALMEIDA, Nancy Vinagre Fonseca de. Brincando na creche: programa de atendimento a bebes. São Carlos: EdUFSCar, 2001.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR