Processo de formação dos professores de educação infantil

Dilcéia Aparecida de Almeida

Resumo


Este artigo tem por finalidade analisar as relações das práticas pedagógicas e o conhecimento construído pelas professoras da educação infantil em cursos de formação continuada no Município de Sinop/Mato Grosso. Tem como embasamento teórico os autores Francisco Imbernón, Rui Canário, Antônio Nóvoa entre outros. A pesquisa é um estudo de cunho qualitativo, utilizando-se de questionário e pesquisa bibliográfica. É possível dizer que a frequência das professoras gerou um movimento de reorganização das práticas que envolvem a elaboração dos planejamentos. O processo de formação continuada trata-se efetivamente de um processo contínuo que toma como partida o saber experiencial dos professores, os problemas e desafios da prática escolar.

Palavras-chave: formação continuada; educação infantil.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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