Relações raciais na educação infantil: estudo sobre as práticas pedagógicas

Milton Bispo de Souza

Resumo


O interesse da pesquisa surgiu a partir do intuito em verificar as práticas pedagógicas existentes no ambiente escolar principalmente na pré-escola, com relação as discussões acerca da Lei 10.639/03 e suas aplicabilidades no ambiente escolar. Considerou-se nesta investigação a trajetória de escolarização, a cultura e traços fenotípicos da criança negra na educação infantil. A pesquisa foi qualitativa-investigativa.Conclui-se que a escola trabalha muito pouco esse tema, não cumprindo o que determina a lei 10.639. As professoras reconhecem a importância de se trabalhar, mas as atividades realizadas envolvendo o tema ficam restritas a semana da consciência negra.

Palavras-chave: educação infantil; Lei 10.639/03; práticas pedagógicas.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR