Bullying nos anos escolares iniciais: as consequências no rendimento escolar do educando

Gabriely Talita Pedrolo

Resumo


A proposta deste artigo foi realizar um estudo sobre as consequências do bullying no processo de ensino-aprendizagem de crianças do ensino fundamental – 1º a 5º ano. O objetivo foi averiguar a existência do bullying e como este pode ser prejudicial para formação social e psicológica das crianças. Para a realização desta investigação foram realizadas entrevistas em duas escolas municipais da cidade de Sinop, Mato Grosso. Foram utilizados como embasamento os autores Cléo Fante, Aramis Antônio Lopes Neto e Ana Beatriz Barbosa Silva. Foi constatado que o bullying pode gerar atrasos para vida escolar e pessoal do indivíduo.

Palavras-chave: escola; crianças; aprendizagem; bullying.


Referências


FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: VERUS, 2005.

FANTE, Cléo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008.

LOPES NETO, Aramis Antônio. Bullying: saber identificar e prevenir. São Paulo: Brasiliense, 2011.

MINAYO, M. C. S.; SOUZA, E. R.; CONSTANTINO, P.; SANTOS, N. C. dos. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 71-104.

PROFESSOR 1. Professor 1: depoimento [18 maio. 2018]. Entrevistadora: Gabriely Talita Pedrolo. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (45 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o bullying no ensino fundamental em Sinop.

PROFESSOR 2. Professor 2: depoimento [14 maio. 2018]. Entrevistadora: Gabriely Talita Pedrolo. Sinop, MT, 2018. Gravação digital (51,2 MB). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o bullying no ensino fundamental em Sinop.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SIMMONS, Rachel. A garota fora do jogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR