Interação na educação infantil

Roseni Fernandes de Oliveira Penteado

Resumo


Este artigo analisou a importância da interação das crianças na educação infantil, levando em conta que elas estão sempre em movimento, o que propicia o desenvolvimento com autonomia. A metodologia foi por meio da observação participante, destacando a atuação de cada criança em seu processo de aprendizagem. Foi usada como embasamento teórico os autores Lev Memyonovich Vygostky, Jean William Fritz Piaget. Percebe-se que as crianças precisam de atividades criativas por parte do profissional, com conteúdo que propiciam o desenvolvimento afetivos e cognitivos por meio da interação.

Palavras-chave: aprendizagem significativa; brincadeira com autonomia; crianças.


Referências


GOLDENBERG, Miriam. Arte de pesquisar. Rio de Janeiro: redord, 2005.

FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários das práticas educativa, Ed. Paz e terra, col. Saberes. 1996

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisas social. São Paulo, 2005 35

OLIVEIRA, Zilma de Morais. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

PENTEADO, Roseni Fernandes de oliveira imagem. Brincando se aprende 2018. 1 fotografia, color 8cm x 10cm.

_______, Roseni Fernandes de oliveira imagem Interação e o Brincar.2018. 2 fotografias, color 8cm x 10cm.

_______, Roseni Fernandes de oliveira imagem Brincando de cozinha com areia

.2018. 3 fotografias, color 8cm x 10cm.

_______, Roseni Fernandes de oliveira imagem Brincando de casinha com areia .2018. 4 fotografias, color 8cm x 10cm.

_______, Roseni Fernandes de oliveira imagem A sensação como ferramenta pedagógica .2018. 5 fotografias, color 8cm x 10cm.

SOUZA, Renata Junqueira. Narrativas infantis: A leitura e a televisão de que as crianças gostam. Bauru: USC, 1992. 36

VYGOTSKY, Lev Semyonovich Formação Social da Mente 4º. ed. São Paulo: Martins,1988.

_______, Lev Semyonovich Formação Social da Mente 4º. ed. São Paulo: Martins, 1988.Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympo Editora/Unesco, 1973.

WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

Pedagógica .2018. 5 fotografias, color 8cm x 10cm.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR