A didática na educação infantil: a relação entre o educar e o cuidar nas práticas pedagógicas de acolhimento as crianças

Tatiana Mezone Gladki Petrenko

Resumo


Este artigo tem como finalidade apresentar a articulação entre as concepções de cuidar e educar que está presente na didática do professor, com crianças de dois a três anos em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade Sinop, Mato Grosso. A pesquisa embasou-se nos autores Augusto Libâneo Silva Triviños, e Gianfranco Staccioli e foi realizada por meio de observações e um questionário com a coordenadora pedagógica. Concluiu-se que suas práticas didáticas estão relacionadas com o Projeto Politico Pedagógico elaborado pela instituição, que trabalha por meio de projetos proporcionando o desenvolvimento psicomotor, autonomia, cognitivo, e o afetivo.

Palavras-chave: educação infantil; cuidar e educar; acolhimento.

Referências


BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: Poder Legislativo, Brasília, DF, 05 out. 1988, p. 01 Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 30. Março. 2018.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Da Educação Infantil, Lei n. 9394, D.O U. de dez. de 1996.Acesso em: 30 março 2018.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Da Educação Infantil, Lei n. 9394, D.O U. de dez. de 1996.

COORDENADORA PEDAGÓGICA C. Coordenadora Pedagógica C: depoimento. [12 Abr. 2018]. Pesquisadora: Tatiana Mezone Gladki Petrenko. Sinop, MT. (02 f) Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Educação em Sinop.

PROFESSORA A. Professora A.: depoimento. [12 Abr. 2018]. Pesquisadora: Tatiana Mezone Gladki Petrenko. Sinop, MT. (02 f) Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação em Sinop.

PROFESSORA B. Professora B.: depoimento. [12 Abr. 2018]. Pesquisadora: Tatiana Mezone Gladki Petrenko. Sinop, MT. (02 f) Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Educação em Sinop.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

LIBÃNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1994

STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância; tradução (do italiano) Fernanda Ortale&Ilse Paschoal Moreira. Campinas SP: autores associados, 2013 Modelo para Fotografia:

KRAMER, Sonia (Org.). Com a Pré-Escola nas mãos: Um alternativa curricular para a Educação Infantil. São Paulo: Ática, 1993.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução Á Pesquisa Em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas 1987. Cap. 6. p. 109 - 114.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR