Violência nas escolas: um desafio para o professor

Ana Claudia Fernandes Ramos

Resumo


Este artigo discute a violência nas escolas e os desafios que o professor enfrenta ao se deparar com essa realidade, com o objetivo de observar o comportamento desses alunos. Foi realizado uma pesquisa de campo em três escolas públicas na cidade de Sinop, no Estado de Mato Grosso. Fundamentou-se principalmente nas autoras Mirian Abramovay e Sheila Daniela Medeiros dos Santos. Concluiu-se que esses problemas vão além da escola pois essa violência pode ser física, moral, verbal ou psicológica, e é importante que o professor contribua na formação dos alunos para que desistam de tais atitudes, amenizando esse problema que preocupa toda a sociedade.

Palavras-chave: escola pública; violência escolar; desafios do professor.


Referências


ABRAMOVAY, Mirian et al. Escola e violência: situação e perspectiva. Brasília: Unesco, 2002.

ARAÚJO, Carla. A violência desce para a escola: suas manifestações no ambiente escolar e a construção da identidade dos jovens. Belo Horizonte: Editora Autentica, 2002.

COLOMBIER, Claire; MANGEL, Gilbert; PERDRIAULT, Marguerite. A violência na escola. São Paulo: Summus Editorial, 1989.

PONTES, Reinaldo Nobre; CRUZ, Claudio Roberto Rodrigues. Educação inclusiva e violência nas escolas. Belém: UNAMA, 2010.

SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos. Sinais dos tempos: marcas da violência na escola. Campinas: Autores Associados, 2002.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR