A participação docente no processo de desenvolvimento da socialização e interação entre as crianças na educação infantil

Maira Aparecida de Lima

Resumo


Este artigo trata do trabalho pedagógico com crianças que possuem dificuldades na formação da autonomia e socialização, em especial as que apresentam comportamento agressivo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças, com episódios agressivos e com professoras de duas Escolas de Educação Infantil. A coleta de dados se deu por meio de observaçõese entrevistas. As obras de Paulo Freire e Levi Semenovitch Vygotsky foram utilizadas como base teórica para o presente trabalho. Conclui-se que essas crianças necessitam de intervenção e que o professor é o maior responsável por tal ação pedagógica no desenvolvimento social dessas crianças.

Palavras-chave: educação infantil; intervenção; socialização.


Referências


COORDENADORA 1. Coordenadora 1: depoimento [out. 2016]. Entrevistadora: Maira Aparecida de Lima. Sinop, MT. Questionário (3 f). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Olho Dágua,1996.

______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho Dágua, 1997.

______. Pedagogia do Oprimido: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

VYGOTSKY, Levi Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1991.

PROFESSORA1. Professora1: depoimento [out. 2016]. Entrevistadora: Maira Aparecida de Lima. Sinop, MT. Questionário (3 f). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA 2. Professora 2: depoimento [maio 2017]. Entrevistador: Maira Aparecida de Lima. Sinop, MT. Questionário (4 f). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR