Literatura e educação: experiências de leitura em contexto formativo para educadores/as do campo

Rosemar Eurico Coenga, Jaqueline Pasuch

Resumo


Focalizamos nossa discussão nas relações entre literatura e educação construídas em contexto formativo de professores/as atuantes em classes multisseriadas das escolas do campo. Apresentamos “Projetos Vivenciais” como possibilidade de ressignificação da experiência, pertencimento e legitimidade do vivido durante a realização de um curso de aperfeiçoamento para educadores/as do campo, ofertado em 2018 pelo Programa Escola da Terra na UFMT.

Palavras-chave: literatura; educação; projetos vivenciais.


Referências


COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. (Org.) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

_______. Linguagem e Educação depois da Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In. ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

SILVA, Lilian Lopes Martin. A escolarização do leitor: a didática da destruição da leitura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In. MARTINS, Aracy Alves et al. (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR