Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no processo de ensino/aprendizagem

Ellen Mariel Pires Gonçalves

Resumo


O artigo aborda as relações existentes no processo de ensino/aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, e tem como objetivo analisar as especificidades relacionadas a esta modalidade de ensino, fazendo uma análise do contexto social de suas vidas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários semiestruturados. Os fundamentos teóricos foram embasados nos autores Paulo Freire e Keila Alessandra Furlanetto. Conclui-se que a Educação de Jovens e Adultos é a chance de conquista desses alunos para alcançar novos horizontes.

Palavras-chave: educação de jovens e adultos; escola; ensino-aprendizagem; aluno.


Referências


ALMEIDA, Adriana de.; CORSO, Angela Maria. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. Grupo de Trabalho - Educação de Jovens e Adultos Agência Financiadora: não contou com financiamento /UERJ1 /UNICENTRO. 2015

ALUNO 01: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 02: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 03: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 04: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 05: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 06: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 07: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 08: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 09: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 10: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

ALUNO 11: Caminhos da EJA em Sinop. [Questionário cedido à] Ellen Mariel Pires Gonçalves. [Trabalho de Conclusão de Curso] Educação de Jovens e Adultos (EJA): implicações no Processo de Ensino/Aprendizagem, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, dez. 2018.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 2006. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil: Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 de dezembro de 2006.

FREIRE, P. Conscientização teoria e prática de libertação. São Paulo. Cortez e Morais,1979.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

FRIEDRICH, Márcia. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010.

FURLANETTO, Keila Alessandra. A educação de jovens e adultos e a formação para a cidadania. UNEMAT. Mato Grosso. 2014.

GADOTTI. Moacir. A Educação contra a Educação: o esquecimento a Educação e a Educação Permanente. São Paulo: Paz e Terra. 1998.

LIBÂNEO, J.C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortêz, 2005.

MARCHESI, Á.; GIL, C. H. Colaboradores. Fracasso Escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.

NASCIMENTO, Sandra Mara. Educação de jovens e adultos EJA, na visão de Paulo Freire. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Paraná. 2013.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR