Evasão escolar: reflexos em uma escola de Sinop - Mato Grosso

Carla Andréia Bolner Lopes

Resumo


O artigo aborda os reflexos da evasão em uma escola do município de Sinop, Mato Grosso. O estudo é de caráter quali-quantitativo e envolveu pesquisas bibliográficas e obtenção de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, bem como de uma escola da rede municipal. O objetivo foi investigar os índices de evasão escolar no Brasil e nessa escola específica. Com a implantação de políticas públicas e de medidas sociais para o combate à evasão, na escola pesquisada, observou-se que os índices são baixos devido ao acompanhamento da escola e dos programas e projetos desenvolvidos pela equipe escolar.

Palavras-chave: evasão escolar; combate à evasão; abordagem quali-quantitativa.


Referências


BRANDÃO, Zaia et al. Evasão e repetência no Brasil: A escola em questão. 15 ed. Rio de Janeiro: Achimé, 1983

BRANDÃO, Zaia et al. Evasão e repetência no Brasil: A escola em questão. 15 ed. Rio de Janeiro: Achimé, 1983

BRASIL. Lei 9.394 de lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 01 de jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Acompanhamento da Frequência Escolar. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/acompanhamento-da-frequência-escolar. acesso em 12 de jul. 18.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do livro didático. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/apresentacao>. Acesso 12 de jul. 18.

BRASIL. Ministério da Educação, Programa Brasil Alfabetizado. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/bolsas-e-auxilios/eixos-de-atuacao/brasil-alfabetizado. Acesso em 12 de jul. 18

BRASIL. Ministério da Educação, Programa Escola Ativa. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-ativa/saiba-mais. Acesso em 12 de jul. 18.

BRASIL. Ministério da Educação, Programa Mais Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/apresentacao?id=16689. Acesso em 12 de jul. 18

BRASIL. Ministério da Educação, Projeto Escola que protege. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/projeto-escola-que-protege>. Acesso em 12 de jul. 18.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje: Artmed, 2005.

FREIRE, Paulo et al. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.17ª.ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1987.184 p.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 4ª ed., São Paulo: Moraes, 1980.

FREITAS, Adelaide Lourença Gonçalves de. O RESGATE SOCIAL E O COMBATE À EVASÃO ESCOLAR POR MEIO DO ESPORTE, Brasília 2007

FRITSCH, Rosângela. Planejamento: fundamento histórico-teórico-metodológico. In: Capacitação profissional em Serviço Social. Porto Alegre: CRESS 1ª Região, 1999.

GATTI, Bernardete A. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/1891/189116275003/>. Acesso em: 12 set 2018.

GOLDEMBERG, José. O repensar da educação no Brasil. Estudos Avançados, v. 7, n. 18, p. 65-137, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid= S0103-40141993000200004&script=sci_arttext.. Acesso em: 21 de jul. 2018

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - Portal INEP/MEC Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 18 de set. 2018.

LAHOZ, A.C. Na nova economia a educação é um insumo cada vez mais importante. Com investimentos políticos consistentes e continuidade, o Brasil melhora suas chances de prosperar: In: Revista Exame. Ano 34 n° 75, abril 2000, p.173-180

MELLO, Guiomar Nano de. Cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio, 4 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

MINAYO, Maria Cecilia de S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de saúde pública, v. 9, p. 237-248, 1993. Disponível em: https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X1993000300 002&script=sci_arttext&tlng=es. . Acesso em: 12 set. 18.

SANFELICE, J. LUÍS; LOMBARDI, J. Claudinei; SAVIANI, Demerval. História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 1999.

VELLOSO, João Paulo dos Reis, ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti (coord.). Um modelo para a educação do século XXI. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR