Os desafios no cenário educacional: à prática pedagógica

Graciela Maria de Oliveira Alves

Resumo


O artigo apresenta uma discussão reflexiva sobre os principais desafios que professores e gestores enfrentam no decorrer do exercício docente. O objetivo foi apresentar as percepções dos educadores entrevistados a respeito das temáticas desafiadoras que permeiam seu exercício, além de oportunizá-los a exporem suas opiniões e concepções referentes aos desafios enfrentados. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O artigo teve como base teórica vários autores, dentre eles Paulo Freire e José Carlos Libâneo. Constatou-se a necessidade de soluções interventivas que propiciem condições de enfrentamento destes desafios.

Palavras-chave: prática pedagógica; educadores; desafios e enfrentamentos.


Referências


CASTRO, Eder Alonso (org.). Pensando Sobre Educação, Ética e transversalidade. São Paulo, 2002.p.73.

CASTANHO, Maria Eugênia Montes. O Professor e os Problemas Educacionais Atuais: teorias e perspectivas. In: ALMEIDA, Malu: Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas: Para além da Mercadorização do Conhecimento. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. p.129.

FURTER, Pierre. Educação e vida. ed. Vozes Ltda. Petrópolis, Rio de janeiro 1966.p.159.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.p.67.

GIOVANNI, Luciana Maria. Indagação e Reflexão Como Marcas da Profissão Docente. In: GUARNIERI, Maria Regina (org.). Aprendendo a Ensinar: O Caminho Nada Suave da docência. Campinas. p.48.

GALVÃO, Izabel. Cenas do cotidiano escolar: conflito sim, violência não. Petrópolis. RJ: Vozes, 2004 Apud, SOUZA, Rosiméri de. Conflito ou violência escolar? Rio de Janeiro. Universidade Candido Mendes. 2009.p.13.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.p.47.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para Quê?. ed. Cortez. São Paulo. 2010.p.150.

LEITE, Francisca Oleania Torquato. Família e escola: parceria necessária para erradicar o fracasso escolar. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Instituto de Educação. Lisboa 2015.p.15.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. ( org).Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. ed. Vozes, Petrópolis, RJ 1994.p.21.

POLLI, José Renato. Paulo Freire o Educador da Esperança.: Editora 2ª edição. Jundiaí, SP. 2013.p.39.

SOUZA, Euzélia Oliva de. Disciplina: como trabalhar limites na medida certa. Universidade Candido Mendes UCAM. Rio de Janeiro, 2004.

SPAGOLLA, Rosimeire de Paula: Afetividade: por uma educação humanizada e humanizadora. - Jacarezinho: UENP, 2005 - Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2343-8.pdf. Acesso em: 26 de Jul. 2017.

TRIVIÑIOS, Augusto Nibaldo Silva: Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. ed. Atlas, São Paulo 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR