O ensino e a Constituição Federal: perspectivas atuais

Camila Brendler Bergamaschi

Resumo


O artigo trata das contribuições que o estudo da Constituição Federal (1988) nas escolas proporciona em respeito à transmissão de valores para os alunos na construção de cidadãos mais críticos e justos para um futuro melhor. A metodologia de pesquisa foi a bibliográfica e os instrumentos de pesquisa foram livros e artigos que tratam do tema. A presente pesquisa conclui que o estudo da Constituição nas escolas não tem como objetivo oferecer teorias acabadas para serem seguidas, mas sim, empoderar as crianças com ferramentas de reflexão, dentro de um contexto de investigação no qual a metodologia é fundamentada na autocrítica e autocorreção constante.

Palavras-chave: Constituição Federal (1988); educação; pensamento crítico.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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